quinta-feira, 28 de julho de 2011

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

De acordo com os meteorologistas, o inverno será bastante intenso, o que necessitará de um cuidado especial com as crianças. Para o pediatra e neonatologista do Instituto Saúde Plena e do Hospital Albert Einstein, Dr. Jorge Huberman: “Durante esta estação, o ar frio irrita as mucosas das vias aéreas, facilitando o aparecimento de infecções respiratórias e alergias”. 
 
Para Dr. Huberman, nessa época a poluição também se torna mais intensa em consequência da baixa umidade do ar, o que favorece ainda mais o comprometimento das vias respiratórias. O especialista explica que é importante que os bebês fiquem bem agasalhados, porém sem exageros. “O ideal é manter a temperatura do seu bebê amena, arejada, mas longe de correntes de ar. Só agasalhe as crianças quando houver mudanças bruscas de temperaturas. Não é a friagem que a fará adoecer, mas as variações de temperatura que favorecem o aparecimento de  sintomas e doenças”, afirma Dr. Huberman. 
 
Para não errar, o importante é usar roupas de algodão em contato com a pele com casaco por cima, deixando as extremidades aquecidas, sem provocar suor nas crianças, além de hidratar bem a pele. O pedriatra também dá outra dica que pode ajudar os bebês a não sofrerem tanto com a poluição: “Lave o narizinho da criança com soro fisiológico para mantê-lo sempre hidratado e livre de secreções”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário