quinta-feira, 28 de julho de 2011

O QUE VESTIR NO INVERNO


Vestir de acordo com o tempo

Muito calor? Muito frio? Como pode ter a certeza de que o seu bebé está vestido para enfrentar as condições atmosféricas?



Uma boa regra é vestir mais uma camada ao seu bebé que para si. Tenha também atenção ao que o seu bebé lhe “diz”. Se ele chorar ou ficar irritado, poderá ter frio (há menos possibilidades de reagir se estiver com calor). As mãos, pés, e cabeça do seu bebé podem também ser um excelente barómetro: Verifique se estão demasiado frias ou quentes ao toque.
Pode ajudar o seu bebé a adaptar-se a diferentes temperaturas rápida e facilmente se o vestir por camadas. Vantagem: Roupas de duas peças e em camadas tornam também mais fácil mudar o bebé quando inevitavelmente ele se suja.
O que não pode faltar no Verão: Um chapéu de aba larga que proteja o rosto e as orelhas; roupas largas em fibras naturais, especialmente algodão. Leve consigo umas meias e uma camisola de manga comprida caso vá a algum sítio onde exista ar condicionado.
O que não pode faltar no Inverno: Um chapéu quente que cubra as orelhas; meias, botas de lã e luvas para cobrir as extremidades (por enquanto, ainda não necessita de sapatos); uma manta quentinha para tapar o corpo. Dependendo da temperatura, pode também usar uma camisola interior, uma camisola e um macaquinho em fleece.


DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

De acordo com os meteorologistas, o inverno será bastante intenso, o que necessitará de um cuidado especial com as crianças. Para o pediatra e neonatologista do Instituto Saúde Plena e do Hospital Albert Einstein, Dr. Jorge Huberman: “Durante esta estação, o ar frio irrita as mucosas das vias aéreas, facilitando o aparecimento de infecções respiratórias e alergias”. 
 
Para Dr. Huberman, nessa época a poluição também se torna mais intensa em consequência da baixa umidade do ar, o que favorece ainda mais o comprometimento das vias respiratórias. O especialista explica que é importante que os bebês fiquem bem agasalhados, porém sem exageros. “O ideal é manter a temperatura do seu bebê amena, arejada, mas longe de correntes de ar. Só agasalhe as crianças quando houver mudanças bruscas de temperaturas. Não é a friagem que a fará adoecer, mas as variações de temperatura que favorecem o aparecimento de  sintomas e doenças”, afirma Dr. Huberman. 
 
Para não errar, o importante é usar roupas de algodão em contato com a pele com casaco por cima, deixando as extremidades aquecidas, sem provocar suor nas crianças, além de hidratar bem a pele. O pedriatra também dá outra dica que pode ajudar os bebês a não sofrerem tanto com a poluição: “Lave o narizinho da criança com soro fisiológico para mantê-lo sempre hidratado e livre de secreções”.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O QUE OS BEBES FAZEM COM 3 MESES

Cabeça para cima 

Durante este mês, o bebê poderá conseguir levantar a cabeça quando estiver de barriga para cima e mantê-la assim por vários minutos. Se ele estiver sentado com apoio, poderá ficar com a cabeça firme e erguida. Ao deitar de bruços, levanta a cabeça e o peito como se estivesse fazendo miniflexões. Você pode praticar com ele sentando à sua frente e agitando um brinquedo em um nível mais alto. 

Melhor coordenação de braços, pernas e mãos

Nesta etapa, seu filho é capaz de balançar os braços e as pernas. À medida que os ligamentos do quadril e joelhos tornam-se mais flexíveis, os chutes ficam mais fortes. E, se você segurar a criança com os pés no chão, ela vai fazer força para empurrar o chão.

O bebê consegue unir as mãos e abrir os dedos, porém provavelmente usará a mão fechada para bater em objetos acima de sua cabeça (é claro que o fato de conseguir tocar um brinquedo ou outro objeto já é uma grande conquista). Auxilie no desenvolvimento das mãos de seu filho segurando um brinquedo à distância para ver se ele tenta pegá-lo. Para variar os estímulos, deixe-a numa posição mais levantada, sempre com encosto: levante um pouco o carrinho ou a coloque no bebê conforto, para que ela veja o mundo a sua volta. 

O sono começa a se ajustar 

A partir de agora, os pais exaustos pela falta de sono poderão ter alguma folga.

Entre 3 e 4 meses, os períodos de sono do seu bebê começam a se definir. Nesta idade, muitos bebês já podem até dormir a noite toda, embora ainda acordem esporadicamente para mamar. Algumas crianças ainda demoram mais uns bons de três a seis meses para dormir a noite inteira (e por "dormir a noite inteira" entenda geralmente apenas seis horas por vez), então não se surpreenda se o seu bebê for uma delas. 

Reconhecimento da mãe e do pai 

Até os 3 meses ou provavelmente antes disso, o bebê terá um elo com você e estará familiarizado com o seu rosto. Ele ainda poderá sorrir para estranhos, especialmente se o encararem ou lhe dirigirem a palavra. Só que agora o bebê começa a distinguir quem é quem em sua vida e definitivamente dará mostras de preferência. Os mais precoces podem começar a já demonstrar estranhamento com pessoas que não conhecem, mas em geral isso ocorre mais tarde.

O lobo parietal, a parte do cérebro que rege a coordenação visomotora, entre os olhos e a mão, e permite que uma pessoa reconheça objetos, está agora se desenvolvendo rapidamente. E o lobo temporal, que auxilia na audição, na linguagem e no olfato, também se tornou mais ativo. Assim, quando o bebê ouvir a sua voz, pode olhar diretamente para você, começar a emitir sons e tentar falar também (e até "cantar"). 

Hora da leitura 

Ler para uma criança, não importa de que idade, é sempre benéfico. A leitura ajuda a desenvolver o ouvido para a cadência da língua -- aliás, variar o tom da voz, usar sotaques ou cantar torna o laço auditivo entre você e seu filho muito mais estimulante. Não se preocupe se ele olhar para os lados ou perder a concentração, somente ajuste o estímulo tentando outra coisa ou fazendo uma pausa. Coordene as interações de acordo com as respostas e o interesse do bebê.

Há uma série de bonslivros para ler para seu filho . Escolha alguns com desenhos grandes e coloridos e texto simples -- ou até mesmo livros sem texto com ilustrações para você mesmo contar histórias.

Você não precisa ficar seguindo recomendações de leitura por idade, já que livros para crianças maiores, desde que tenham boas imagens e cores fortes, também podem conquistar um bebê. Até poesia para adultos vale, porque, mesmo sem compreender, seu filho gostará da sonoridade dos versos (e você também vai se divertir!). 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Olha o Pedro

Passou já dois meses e meio e aqui esta meu bebe,ele esta grandinho,muito sorridente,ama trocar fraldas,é muito comilão,todos aqui em casa estão apaixonados ,principalmente os irmãos,o Biel fala que é o Pai a Tha fala que é a mãe,esta muito divertido e cansativo.Uma coisa muito interessante é que ele saiu do hospital com receita de leite em pó,,para ser usado como complemento,então dou a ele o leite do dois seios e se ele acabar de mamar e ainda apresentar sinal de fome faço uma mamadeira para complementar.